sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CHÁ DA TARDE

A SEMTHAS, através da coordenação de políticas públicas para o idoso, irá realizar mais um chá da tarde nesta segunda-feira 31/01/2011. O evento terá como tema: '' DENGUE, O PROBLEMA É NOSSO, A SOLUÇÃO TAMBÉM'', na ocasião estarão presentes alguns profissionais da saúde, entre eles, agentes de endemias, que irão alertar os idosos sobre os riscos da doença e orientá-los acerca da prevenção.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

PASTORAL DA PESSOA IDOSA EM JANDUÍS

A Pastoral da Pessoa Idosa tem como missão a promoção e a valorização da Pessoa Idosa, dando-lhe a oportunidade para melhorar sua qualidade de vida, respeitando seus direitos por um processo educativo integrado à sua família e a comunidade. 
Nosso município já conta com uma equipe composta por uma coordenadora ( Delça Véras) e sete líderes comunitários, que passarão por uma nova capacitação prevista para o dia 19 de Fevereiro. Os lideres multiplicam o saber e a solidariedade junto às pessoas idosas, suas famílias e na comunidade.Cada líder capacitado visita mensalmente no máximo 10 pessoas idosas, acompanhando-as através de 8 indicadores próprios:
Atividades físicas,Ingestão de líquidos, Vacina anual contra gripe,Vacina contra pneumonia a cada 5 anos,Prevenção de quedas, Identificação de incontinência urinária, Encaminhamento aos serviços de saúde e Identificação da pessoa idosa dependente. Mensalmente os Lideres de cada comunidade se encontram para uma reunião de avaliação e reflexão de sua missão na comunidade e para sua formação contínua. Nesta reunião é preenchida a FADI - Folha de Acompanhamento Domiciliar dos Idosos onde esses dados são processados e analisados, perante essa análise é feito todo um trabalho baseado nas necessidades e prioridades encontradas.A pastoral da pessoa idosa está em busca de pessoas que queiram voluntariamente contribuir para o melhoramento da qualidade de vida dos nossos idosos, se você se identifica com esse trabalho procure algum dos nossos líderes ( Joana Dar´c Vieira (Darquinha),Cecília Gurgel, Antonia Menezes (Pitonha), Maria Bezerra, Irmã Bastinha, Mundinha de Antonio Paraibano, Bibia ou fale com Delça Véras). "Freqüenta a companhia dos anciãos, se encontrares algum sábio faz-te amigo dele" (Ecl.6, 34); Porque "quão bela é a sabedoria" dos anciãos (Ecl.25, 5).

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

JANDUÍS UNIDA CONTRA A DENGUE


 
O prefeito municipal  Dr  Salomão Gurgel,reuniu na tarde de hoje secretários, coordenadores, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, funcionários da saúde e equipe do PDA carnaúba, para juntos unirem forças na luta contra o mosquito da dengue. O objetivo é fazer uma grande campanha de  mobilização para que haja a conscientização da comunidade sobre os riscos da doença e a atual situação do município. O momento foi marcado pelo empenho que todos mostraram em ter na luta contra a Dengue.Você também pode fazer sua parte,ajudando Janduís a ficar longe de uma epidemia, isso mesmo, uma epidemia dessa terrível doença a qual estamos vulneráveis, aqui seguem algumas dicas para a Dengue ficar longe de você:
  •  Não deixar acumular água parada em nenhum tipo de recipiente.
  •  Tampe caixas d água, cisternas, poços e qualquer outro depósito de água. É importante que estes depósitos fiquem bem vedados, não deixando frestas para passagem do mosquito.
  • Denuncie a secretaria de saúde focos do mosquito.
  • Receba bem o agente de endemias, pois sua visita é fundamental na luta contra a Dengue.
  • Febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, são sintomas da dengue.
  • Ao sentir estes primeiros sintomas, beba bastante líquido e procure o posto de saúde. Lembre-se: a dengue não é uma doença comum.
DENGUE: O PROBLEMA É DE TODOS, A SOLUÇÃO TAMBÉM.

A DENGUE PODE MATAR!
COMBATER A DENGUE É UM DEVER MEU, SEU E DE TODOS!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

SEMTHAS REALIZARÁ OFICINA PARA IDOSOS

A coordenação de políticas públicas para o idoso, planejou para o ano de 2011 diversas oficinas para atender os idosos do grupo conviver, a primeira delas, que tem previsão de início para a próxima semana, irá trabalhar a confecção de flores com garrafas PET que além de preencher o tempo ocioso, melhorar a capacidade motora e contribuir para o aumento da auto estima, será discutida a questão ambiental e a importância da reciclagem.
A idéia é que quando o trabalho estiver concluído, sejam doados para as repartições e instituições locais para divulgar o trabalho do grupo conviver.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

JANDUÍS, TERRA DE GRANDES ARTESÃS.

Confira aqui algumas peças customizadas pelo grupo de mulheres - GRUTA
As encomendas podem ser feitas diretamente com as artesãs Risolêda Morais, Angêla Santos (Anginha), Liliana Cirila (Lila) e Suzana Vieira ou na sede da SEMTHAS com Cecília.







terça-feira, 4 de janeiro de 2011

GRUTA SE REÚNE PARA AVALIAR 2010 E TRAÇA METAS PARA 2011

A coordenadora de políticas públicas para a mulher, Cecília Gurgel, reuniu na manhã de hoje o grupo de mulheres trabalhando artesanato (GRUTA) para avaliar os trabalhos realizados com customização durante o ano de 2010 e traçar as metas para o ano de 2011. Na ocasião as mulheres avaliaram e agradeceram o total apoio dado pela administração, através da SEMTHAS e da Assessoria de Comunicação que durante todo o ano passado incentivaram e promoveram os trabalhos realizados por estas artesãs. Para 2011 uma das metas do grupo será a aquisição de uma máquina de costura overloque, que possibilitará ao grupo a fazer peças mais diversificadas como bolsas, blusas e camisas de modelos variados, acessórios para cabelos e etc.