sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O MAU USO DA INTERNET

A internet é uma maneira muito eficiente de se ter acesso a um grande número de informações de forma simultânea, dando oportunidade de se interagir com outras pessoas e debater sobre assuntos relevantes.Ela é uma ferramenta maravilhosa, porém nem sempre é usada corretamente e acaba trazendo conseqüências desagradáveis quando usada por pessoas inescrupulosas ou mal intencionadas que provocam grandes estragos em empresas e na vida de pessoas, por isso é preciso que se tenha responsabilidade para manipular uma ferramenta tão importante nos dias de hoje. Infelismente existem pessoas que se aproveitam desse mecanismo para cometer ''crimes virtuais'',espalhando a semente do mal, e é claro que sempre estão no anonimato, porém com a modernização, hoje é possível localizar a origem desses ''anônimos''.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

AMADURECER BEM


Numa sociedade onde se supervaloriza a novidade, e para o senso comum, velho é sempre sinônimo de ultrapassado, é natural que haja uma forte preocupação, da população em geral, em manter-se sempre jovem, ou, pelo menos, retardar ao máximo os efeitos do envelhecimento.
A cada dia surgem novas fórmulas, pílulas, cremes e uma infinidade de outros produtos que prometem amenizar os efeitos do tempo, embora, na prática, não apresentem muitos efeitos concretos, na maioria dos casos.
Para alguns, no entanto, manter-se jovem por um tempo maior do que o comum parece ser um processo natural. Como será que isso acontece?
Ultimamente, médicos e especialistas tem apostado em uma resposta animadora. Além da importância dos fatores genéticos e ambientais, saúde e juventude na terceira idade estão intimamente relacionados com o estilo de vida que se leva. Manter hábitos saudáveis pode ser o primeiro passo para uma velhice tranqüila.
E um estilo de vida saudável compreende desde cuidados com a saúde do corpo até a busca de um equilíbrio psicológico. O modo como você se relaciona com sua realidade, com o ambiente que o cerca e com as pessoas com quem convive durante toda a vida é um importante determinante de uma velhice sem maiores problemas.
Está provado que prevenir é sempre melhor do que remediar. Algumas questões, que muitas vezes deixamos em segundo plano, como investir em uma alimentação saudável e equilibrada, praticar atividades físicas com freqüência, ir ao médico regularmente e procurar dormir bem, por mais que o tempo pareça curto para todas as atividades que nos parecem urgentes e inadiáveis, podem fazer toda a diferença.
Também devem ser levados em conta os níveis de stress e ansiedade, o modo de lidar com as próprias emoções e a atitude frente a problemas e dificuldades. Hoje em dia já se tem certeza de que a saúde do corpo depende da saúde da mente.A busca da paz interior é muito importante na tentativa de manter-se jovem e saudável na segunda metade da vida.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

JARDIM MUNICIPAL TIA ALICE INICIOU AULAS HOJE

Com grande entusiasmo toda a equipe da Tia Alice receberam os alunos hoje no primeiro dia de aula do ano letivo de 2011, tudo parece ter sido preparado com  muito carinho para receber os pequeninos.Em termos de organização a equipe também está de parabéns, pois hoje mesmo já estavam disponíveis os uniformes, que foram produzidos pelo grupo de costureiras do PDA- carnaúba, o que possibilitou a geração de renda no município.Aos alunos e equipe do jardim Tia Alice desejo muitas conquistas no ano de 2011!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

PREFEITURA VAI APRESENTAR PROPOSTA PARA TRANSPORTE DOS UNIVERSITÁRIOS

A Prefeitura de Janduís vai apresentar uma proposta de apoio ao transporte dos estudantes janduienses que cursam faculdade em outros municípios, na próxima segunda-feira, às 11 horas, na Câmara Municipal de Janduís.
Ontem, o prefeito Salomão Gurgel esteve reunido com os secretários Cácio Santos (Educação), Eudimar Gurgel (Administração) e Lourinalda Almeida (Governo) para tratar desse assunto e estudar as propostas mais viáveis para a continuação desse serviço. Após a discussão, a equipe chegou a um denominador comum que será apresentado aos universitários na referida reunião.
Janduís conta hoje com 45 universitários cursando faculdade em três municípios diferentes: Assu, Patu e Caraúbas.
Ao Município compete, efetivamente, a realização do transporte dos alunos que freqüentam o ensino fundamental e a educação infantil de sua rede escolar. Mesmo assim, a Prefeitura vai apresentar a melhor proposta para atender a essa demanda e continuar apoiando os estudantes universitários de Janduís.
Fonte: Janduis online- RV lucena

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

FACULDADES DA MATURIDADE

Aula do curso para a terceira idade da Universidade São Judas, em São Paulo (Foto: Vanessa Fajardo/G1)
Nesta faculdade não há vestibular, lista de chamadas, provas ou boletim. Mas há vontade de aprender. Este é o principal requisito das faculdades da terceira idade, também chamadas de maturidade, para receber pessoas com mais de 40 anos interessadas em voltar à vida escolar mesmo sem ter nenhum diploma.
Cada instituição segue um modelo de trabalho. Na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por exemplo, o curso é anual, na Universidade São Judas, a grade é semestral. Há aquelas que cobram mensalidades e outras onde as atividades são gratuitas, como na Universidade de São Paulo (USP). A maioria das instituições exige que o interessado tenha, no mínimo, 40 anos. Não há provas de seleção ou avaliações. No entanto, mesmo os cursos vinculados às instituições de ensino renomadas, não são credenciados pelo Ministério da Educação, por isso não são válidos como graduação.
Na Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o objetivo do curso é proporcionar qualidade de vida física e mental aos idosos, segundo a coordenadoraNadir Aparecida de Matos Nogueira.
O curso da Unifesp, criado há 12 anos, tem um ano de duração e intercala disciplinas de saúde ministradas pelos professores da graduação com conhecimentos gerais e aulas de direito, história da arte, geografia, entre outras. Anualmente são abertas 180 vagas que são preenchidas em pouco tempo.
"Muitos alunos chegam por indicação médica, com depressão e outras doenças. Em pouco tempo notamos eles diferentes, mais participativos, navegando pela internet", afirma Nadir Aparecida. "A cabeça muda."
Fonte: G1.com

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

REPORTAGEM ''MINHA CIDADE'' JÁ TEM DATA DEFINIDA

Cortejo cultural no dia das gravações
A matéria realizada em Janduís pela interTV cabugi no projeto Minha Cidade, será exibida no dia 13 de maio.Portanto, de olho na telinha, pois as maravilhas da nossa terra serão exibidas no programa RN TV 1ª edição.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CRAS I RETORNA ATIVIDADES NA ZONA RURAL

O trio formado pelo psicólogo Diego Menezes, Izabel Cristina (assistente social) e Cecília Gurgel (Coordenadora de políticas públicas) retornaram hoje as atividades de atendimento na zona rural de Janduís, essa atividade está inserida no projeto CRAS I INTINERANTE, onde uma vez por semana são realizadas visitas, atendimentos e oficinas. Hoje a equipe esteve na escola Antonia Eurli de Brito e foram muito bem recepcionados pela diretora Mayria Brito, toda a equipe de funcionários e é claro pelos alunos que lá estudam.No ano passado essa atividade era realizada pela dupla Diego e Cecília somente na escola Antonia Eurli, mas neste ano de 2011, teremos a presença da assistente social Izabel e a atividade será expandida por todas as comunidades de abrangência do CRAS I.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

VISITEM O BLOG DO CONSELHO TUTELAR

O blog do conselho tutelar de Janduís é uma ferramenta não apenas de divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos nossos conselheiros, é um portal de informações, onde toda a comunidade tem a oportunidade de conhecer melhor os direitos e deveres de nossas crianças e adolescentes.No blog são divulgados os trabalhos realizados em Janduís, podemos encontrar poesias feitas por crianças e adolescentes aqui da nossa terra e temos a total liberdade de expressar nossas opiniões. Portanto fica aqui registrado os parabéns a toda equipe do conselho tutelar de Janduís pela iniciativa de disponibilizar para a população uma ferramenta de tamanha importância como tem se tornado os blogs em nossa cidade.

PETI RETORNA AS ATIVIDADES

O programa de erradicação do trabalho infantil PETI, retornou hoje 14/02/2011 as atividades normais nos turnos manhã e tarde.Esta semana será voltada para as brincadeiras lúdicas, como forma de dar boas vindas aos alunos.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

SWING BRASIL GRAVA SEGUNDO CD

A banda Janduiense Swing Brasil realiza hoje à partir das 22:00 hs no ponto frio, a gravação do seu segundo CD ao vivo.O show será transmitido ao vivo pelo site http://www.vcnomundo.com/  e pelos blogs: Cácio Santos, Carinha da net, Janduís Turismo e Cine start.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

DIRETO DA TIA ALICE...

Quarto dia da semana pedagógica e as equipes estão reunidas em planejamento para o ano letivo de 2011.


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

PARABÉNS FILHOS DO SOL

Ontem, 8 de fevereiro, a companhia de artes filhos do sol completou mais um ano de existência, aqui fica registrado os parabéns a esse grupo cheio de talentos que há 4 anos vem transmitem alegria e cultura por onde passam.PARABÉNS FILHOS SOL!!!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

INFORMES SOBRE A SEMANA PEDAGÓGICA

Começou ontem em grande estilo a XVIII semana pedagógica, o evento que está de parabéns pela organização de cada detalhe e grande participação dos professores e demais funcionários da educação, contou com uma palestra do professor mestre Gildson de Souza que não só proferiu com excelência o momento, como também despertou a sensibilidade e emoção das pessoas que estavam presentes.Hoje estão acontecendo dois momentos, um com os professores e outro com os motoristas, merendeiras, vigias e auxiliares de serviços gerais.Estão participando como representantes da SEMTHAS, a estudante de pedagogia Nethânia Gurgel que é cadastradora do bolsa família e a coordenadora de políticas públicas para crianças e adolescentes Cecília Gurgel.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

APRENDA A COMBATER A DENGUE BRINCANDO

A dengue é uma doença muito séria. E, para derrotar essa ameaça, todos precisam conhecer e combater os locais onde o mosquito se reproduz. Entre neste jogo e descubra de um jeito divertido como acabar com os focos do mosquito.Acesse o link http://www.combatadengue.com.br/downloads/domino.pdf e imprima um divertido dominó que pode ser jogado por pessoas de todas as idades.Combater a dengue é coisa séria, mas você pode aprender e ensinar brincando.

SEMANA PEDAGÓGICA EM JANDUÍS


quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

SORTEIO EM PROL DO GRUTA

O grupo de mulheres trabalhando artesanato (GRUTA) estará realizando um sorteio a fim de arrecadar dinheiro para a aquisição de uma máquina de costura overloque, os bilhetes estão sendo vendidos pelo valor de R$ 2,00 e quem comprar estará concorrendo a um ferro elétrico ( doado pela JS eletromóveis) e um kit da Natura ( doado por Edinalva cosméticos), o sorteio será realizado dia 14/03/2011 às 10:00 hs no mercado público de Janduís.Os bilhetes estão sendo vendidos pelas artesãs: Ângela Santos (Anginha), Suzana Vieira (esposa de Marcos Lima), Risolêda Morais, Liliana Cirila (Lila) e Antonia Lopes (Pitonha) ou ainda na sede da SEMTHAS com Cecília Meirelys.Abaixo você confere algumas das peças customizadas pelas nossas artesãs:




quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

AGRADECIMENTO

A equipe SEMTHAS agradece ao profissional da saúde Lindomar, por ter nos ajudado no combate a dengue junto aos idosos do grupo conviver, o mesmo proferiu uma palestra onde alertou nossa terceira idade sobre os riscos da dengue e orientou os idosos sobre a prevenção.Aqui fica os nossos agradecimentos a Lindomar e toda a equipe que compõe a secretaria de saúde, por nos receber sempre tão bem e firmar parcerias que so vem a contribuir para a melhor qualidade de vida da nossa população.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

FALECEU CABO MARTINS

Após vários dias internado no Hospital Tarcisio Maia em Mossoró, faleceu o cabo Martins que foi vítima de um capotamento nas proximidades do contorno da cidade de Campo Grande.No acidente também ficou gravemente ferido o Sd Jales que na ocasião conduzia o veículo,ambos policiais trabalhavam na delegacia de Janduís.Fica aqui registrado nosso sentimento de conforto a família do cabo Martins que por mais de 15 anos prestou serviços ao nosso município.