quarta-feira, 18 de maio de 2011

CAMPANHA 18 DE MAIO É ENCERRADA COM MARCHA E SHOW CULTURAL

Apresentações culturais fizeram parte da programação

18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo do dia é mobilizar o governo e a sociedade para combater essa forma cruel de violação de direitos de meninas, meninos e jovens brasileiros.
Em janduis foram quatro dias de mobilização social que envolveu pais, escolas e a comunidade, terminando hoje com a marcha ''18 de maio''.


A marcha contou com a participação das escolas


terça-feira, 10 de maio de 2011

NOVOS ENXADRISTAS RECEBEM CERTIFICADOS


Alunos do curso básico de xadrez realizado pelo CRAS I e SEMTHAS, receberam hoje os certificados de enxadrista. A ocasião contou com a presença de pais de alunos e também do vice- prefeito de Campo Grande, Caramuru Paiva e equipe que mostraram total interesse emlevar o projeto para nosso município vizinho. Em seu discusso Cramuru falou sobre a imporância que o poder público tem em apoiar e incentivar iniciativas como esta e parabenizou a administração de Janduís pelo apoio dado através da SEMTHAS e CRAS I  a dupla de voluntários Dênis e André.
De 03/04à 08/05/2011 crianças e adolescentes tiveram gratuitamente aulas de xadrez, onde aprenderam noções de disciplina, ética e cidadania.
A prática enxadristica já ganhou espaço entre crianças, adolescentes, jovens e adultos e já é uma realidade em nosso município.
O xadrez é recomendado para crianças à partir de 06 anos, mas em Janduís temos uma enxadrista de apenas 05 anos de idade, é a Ana Lídia Gurgel de Araújo que recebeu uma medalha e o certificado de mais jovem enxadrista Janduiense, o que prova que em Janduís temos talentos e aptidões diversas.

Ana Lídia, mais jovem Enxadrista de Janduís










sexta-feira, 6 de maio de 2011

CRAS II REALIZA CURSO DE ARTESANATO EM BISCUIT COM MULHERES


Foi realizado ontem na sede do CRAS II a primeira aula do curso de biscuit com mulheres do bairro são bento, àrea de abrangência do CRAS II. O objetivo desta ação é emancipar as mulheres, na perspectiva do bolsa família, através do aprendizado de um ofício.
O curso está sendo ministrado pelas artesãs Nailka e Rita Bezerra que também aprenderam a fazer artesanato em biscuit através de um curso oferecido alguns anos atrás aqui em Janduís e já são referência nessa arte em nossa cidade e  região, tendo suas peças mostradas no projeto minha cidade da InterTv Cabugi.
O CRAS II vem desenvolvendo ações de bons frutos em nosso município e o próximo passo agora é intensificar esse trabalho já realizado na zona urbana de Janduís para a zona rural.

CONFIRA MAIS FOTOS:

Um trabalho minucioso que requer muita dedicação

Gestantes participam do curso para fazerem suas próprias lembrancinhas

Equipe também se envolve para aprender


Clima prezeroso entre as participantes

Artesãs ensinam com cuidado e carinho

terça-feira, 3 de maio de 2011

CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPAM DA ÚLTIMA AULA DO CURSO BÁSICO DE XADREZ CRAS


Aconteceu hoje no salão de eventos da SEMTHAS a   última aula do curso básico de xadrez promovido pelo CRAS I e SEMTHAS, as aulas foram ministradas durante todo o mês de abril pelos enxadristas voluntários Dênis Dequian e André Araújo  onde foram formados cerca de 20 enxadristas que receberão seus certificados na próxima terça 10/05/2011. Durante todo o curso as crianças e adolescentes participantes receberam noções de xadrez, disciplina, ética e cidadania. A iniciativa foi destaque na imprensa local, através de vários blogs e a dupla André e Dênis pretendem expandir ainda mais esse trabalho, para que crianças e adolescentes não só de Janduís, mas de cidades vizinhas possam aprender e praticar esse jogo que tantos benefícios traz para quem o joga. 
Aqui vão 10 dos muitos motivos que existem para se jogar xadrez:
1. O xadrez estimula o raciocínio lógico
2. O xadrez ativa a concentração
3. O xadrez desenvolve a tomada de decisões
4. O xadrez aguça a memória
5. O xadrez trabalha a paciência
6. O xadrez demanda a capacidade de planejamento
7. O xadrez aumenta a autoconfiança
8. O xadrez proporciona o respeito ao adversário
9. O xadrez exige responsabilidade
10. O xadrez instiga a imaginação e a versatilidade 



CONFIRAM MAIS FOTOS DA ÚLTIMA AULA DO CURSO BÁSICO DE XADREZ:
Alunos exibem com orgulho peças do tabuleiro

dedicação dos monitores Dênis e André foi fundamental

disciplina e respeito entre os participantes

crianças jogam com entusiasmo