sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CRAS I REALIZA ATIVIDADES DE ARTE TERAPIA COM IDOSOS

O Centro de Referência de Assistência Social CRAS I realizou mais um encontro com o grupo de "Arte Terapia na Terceira Idade" que tem como objetivo trabalhar a auto-estima através de diversas modalidades artísticas. O grupo é reunido quinzenalmente e atende cerca de 15 idosos dos bairros centro e 12 de junho, área de abrangência urbana do CRAS I. As ações realizadas com idosos vem sendo intensificada nos últimos 7 anos, onde a administração municipal tem toda uma linha de trabalho com o olhar voltado para o melhoramento da qualidade de vida dos idosos em Janduís.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

PROJETO A CONSTRUÇÃO DA CENA COM O PESSOAL DO TARARÁ

Os artistas do Movimento cultural de Janduis, tem a oportunidade de trocarem ideias e se reciclarem através das oficinas do projeto "A CONSTRUÇÃO DA CENA" que está sendo desenvolvido pelo Grupo de Teatro" O PESSOAL DO TARARÁ" da Cidade de Mossoró.
As oficinas estão acontecendo na Secretaria Municipal do Trabalho,Habitação e Assistência Social- SEMTHAS, as 14:00h.


O projeto consiste na realização de oficinas em cinco cidades da região: Upanema, Apodi, Janduís, Umarizal e Governador Dix-Sept Rosado.
É a primeira vez que o Grupo vem a Janduis, mas Segundo o Ator Dionísio do Apodi, já acompanhava pela Internet o trabalho do movimento Cultural de Janduis, e ficou surpreso e muito feliz ao ver na entrada da cidade a imagem das mascaras do teatro no pórtico da nossa Cidade, segundo ele se sentiu em Casa, afirmou Dionísio!
vejam mais imagens da oficina...
 
 


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

DIREITO DE ESTAR NA ESCOLA: CONSELHO TUTELAR DE JANDUÍS REALIZA MOBILIZAÇÃO DE COMBATE A INFREQUÊNCIA ESCOLAR

O Conselho Tutelar de Janduís esta realizando desde o inicio do mês de setembro um trabalho voltado para o combate a infrequencia escolar no nosso município, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou uma relação onde constam todos os dados dos alunos infreqüentes na rede municipal de ensino, através destes dados, o Conselho Tutelar, esta notificando individualmente todos os pais de alunos ou responsáveis, para comparecerem a sede do órgão, onde os mesmo serão orientados e receberão medidas pertinentes e de proteção, com o objetivo de fazer com que estes assumam as suas obrigações em manter os filhos matriculados e freqüentando a escola.


A matrícula e freqüência obrigatórias estão diretamente ligadas à evasão e infreqüencia escolar. A evasão caracteriza-se pela completa marginalização da criança ou adolescente do sistema de ensino. Normalmente está relacionada ao trabalho infantil e à omissão dos pais. A infreqüencia escolar diz respeito às faltas injustificadas e reiteradas à escola.


O Conselho Tutelar busca conscientizar os pais ou responsável ou mesmo o próprio adolescente ou criança da importância da educação. Boa parte dos casos é assim resolvida.
Inicialmente os próprios agentes de ensino buscam a resolução simplificada e imediata do problema através do diálogo e conscientização. Quando isto é impossível, os gestores das escolas acionam o Conselho Tutelar, e posteriormente, na impossibilidade de resolução do problema por este órgão, a questão é lançada, através do referido instrumento, ao conhecimento do Ministério Público.


Esta mobilização esta sendo realizada com as escolas da rede municipal e posteriormente será realizada com as escola da rede estadual, o trabalho Será durante todo o mês de setembro, atendendo a zona urbana e rural da cidade.
*Matéria enviada por Enock Douglas.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

RESGATANDO O CIVISMO

Foi lindo o desfile 7 de setembro organizado pela Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel e parceiros como Sec. de saúde, Sec. de Assistência Social com os Idosos do Conviver, PETI, PROJOVEM, Artistas do Movimento Cultural, Filarmônica 12 de Junho, PDA Carnaúba, Creche Tia Alice e demais Escolas Municipais e Estaduais. Todas as alas temáticas que apresentaram desde a origem da nossa cidade, cultura, esporte, saúde e resgate dos valores familiares que foi apresentado na ala dos idosos do grupo Conviver, onde demonstraram toda a força da terceira idade como pilar de sustentação na estrutura das famílias Janduienses. Breve postaremos todas as fotos desse lindo desfile que emocionou a todos.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

10 palavras…



A palavra de duas letras mais egoísta “ EU” EVITE-A…
A palavra de três letras mais venenosa… “EGO” ELIMINE-A…
A palavra de quatro letras mais usada “ AMOR” PRATIQU E- O…
A palavra de SEIS letras mais rápida… “ FOFOCA”  IGNORE- A…
A palavra de seis letras mais necessária… “ PERDÃO” APLIQUE-O…
A palavra de três letras mais satisfatória…. “ NÓS”  USE- A…
A palavra de NOVE letras mais AGRADÁVEL… “ HUMILDADE” APRENDA-A…
A palavra de nove letras mais essencial … “CONFIANÇA”  TENHA FÉ…
A PALAVRA DE ONZE LETRAS MAIS AMOROSA: “ JESUS CRISTO” SIGA-O…
Que DEUS TE ABENÇOE!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

CRAS II INICIA SEGUNDA ETAPA DO GRUPO DE GESTANTES

O Centro de Referência de Assistência Social CRAS II iniciou mais uma etapa do grupo de gestantes "Estreitando Laços Psicoafetivos" que objetiva trabalhar tanto o lado emocional no que diz respeito a auto-estima, mudanças no corpo, cuidados com o bebê, entre outros temas, como também o social no que diz respeito a direitos e deveres. O grupo é reunido quinzenalmente e conta com as parcerias da secretaria de saúde, através da equipe do PSF e ACS, conselho tutelar e com o apoio total da Secretaria de Assistência Social SEMTHAS.
CONFIRA ALGUMAS FOTOS:
Gestantes se confraternizam em Dinâmica de apresentação

  


Assistênte social Isabel se emociona ao ler mensagem materna

grupo recebe a visita de uma ex participante, agora com seu bebê
Equipe Técnica CRAS II Isabel leite e Marksuella Dantas

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

IV MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO PDA

CONSELHO TUTELAR ESCLARECE SOBRE USO DA INTERNET E DE JOGOS ELETRÔNICOS

 

O Conselho Tutelar de Janduís está fazendo o seu papel. Promovendo discussões e desenvolvendo ações importantes no âmbito da municipalidade local.

Na última sexta-feira (26), os conselheiros realizaram importante trabalho junto às lan houses e casas de jogos eletrônicos de Janduís. Um trabalho feito com o sentido de sensibilizar esses comerciantes sobre a utilização consciente da Internet e desses jogos.

Segundo informações do próprio Conselho Tutelar, foi feito um alerta a esses proprietários sobre a proibição da frequência de crianças e adolescentes, durante os horários de aula e em outras horas consideradas inadequadas. Os conselheiros ressaltam que se trata de um trabalho educativo, pois a fiscalização é feita por outros órgãos. Após esse trabalho, o CT pretende realizar encontros com pais, crianças e adolescentes de Janduís, com o mesmo propósito.
FONTE: JANDUIS ONLINE - RV LUCENA http://janduisonline.blogspot.com/