domingo, 12 de dezembro de 2010

LIVRO DO IPEA QUESTIONA RESPONSABILIDADE COM IDOSOS

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) lançará no dia 16, o livro  "Cuidados para a população idosa: de quem é a responsabilidade?". A obra parte do novo cenário demográfico (mais longevos na população brasileira) com quatro perguntas: como ficará a autonomia dos idosos para as atividades da vida diária?; a família brasileira continuará como principal cuidadora dos membros idosos?; 3) quais são as alternativas de cuidado não familiar disponíveis no Brasil?; e qual deverá ser a responsabilidade do Estado na provisão de serviços de cuidados para a população dependente?
O Ipea faz uma projeção do número de idosos (na casa dos milhões) que terão mais dificuldades na vida diária no próximos 10 anos – a maioria do sexo feminino. O trabalho aborda, ainda, a fragilidade das redes sociais em relação aos cuidados de longa duração no município do Rio de Janeiro. São as “institucionalizações hospitalares de idosos”, reflexo da baixa oferta de instituições.
A obra pretende contribuir para a discussão sobre os modelos que o Brasil pode adotar para fazer frente aos novos desafios do envelhecimento populacional e às mudanças mais amplas da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário