segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

PASTORAL DA PESSOA IDOSA EM JANDUÍS

A Pastoral da Pessoa Idosa tem como missão a promoção e a valorização da Pessoa Idosa, dando-lhe a oportunidade para melhorar sua qualidade de vida, respeitando seus direitos por um processo educativo integrado à sua família e a comunidade. 
Nosso município já conta com uma equipe composta por uma coordenadora ( Delça Véras) e sete líderes comunitários, que passarão por uma nova capacitação prevista para o dia 19 de Fevereiro. Os lideres multiplicam o saber e a solidariedade junto às pessoas idosas, suas famílias e na comunidade.Cada líder capacitado visita mensalmente no máximo 10 pessoas idosas, acompanhando-as através de 8 indicadores próprios:
Atividades físicas,Ingestão de líquidos, Vacina anual contra gripe,Vacina contra pneumonia a cada 5 anos,Prevenção de quedas, Identificação de incontinência urinária, Encaminhamento aos serviços de saúde e Identificação da pessoa idosa dependente. Mensalmente os Lideres de cada comunidade se encontram para uma reunião de avaliação e reflexão de sua missão na comunidade e para sua formação contínua. Nesta reunião é preenchida a FADI - Folha de Acompanhamento Domiciliar dos Idosos onde esses dados são processados e analisados, perante essa análise é feito todo um trabalho baseado nas necessidades e prioridades encontradas.A pastoral da pessoa idosa está em busca de pessoas que queiram voluntariamente contribuir para o melhoramento da qualidade de vida dos nossos idosos, se você se identifica com esse trabalho procure algum dos nossos líderes ( Joana Dar´c Vieira (Darquinha),Cecília Gurgel, Antonia Menezes (Pitonha), Maria Bezerra, Irmã Bastinha, Mundinha de Antonio Paraibano, Bibia ou fale com Delça Véras). "Freqüenta a companhia dos anciãos, se encontrares algum sábio faz-te amigo dele" (Ecl.6, 34); Porque "quão bela é a sabedoria" dos anciãos (Ecl.25, 5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário